sábado

CIRCO PASSA POR MARACANAÚ E ABANDONA URSO NA ESTRADA

Depois de passar uma curta temporada em Maracanaú, o Circo Europeu abandonou em uma estrada, o urso pardo apelidado de Dimas. O animal foi encontrado, às margens da BR-222, depois de permanecer dois dias em cima de uma carreta e foi levado para o Zoológico de Canindé, que fica a 120 quilômetros de Fortaleza. O circo foi multado em R$ 3 mil e o urso, apreendido.
‘‘O próximo passo é fazer uma comunicação de crime ao Ministério Público, que vai abrir um processo criminal contra o circo por maus-tratos’’, diz o analista ambiental do Ibama, Alberto Klefasz. Após sedar o animal, a equipe do Zoológico de Canindé constatou que o ele teve as garras das patas dianteiras, as presas e os dentes incisivos arrancados, além de uma lesão no olho direito. ‘‘Tivemos que retirar uma corrente apertada que estava presa ao pescoço do urso, fechada com dois cadeados. Chegamos a pedir as chaves ao tratador do circo, mas ele disse que as havia perdido’’, lamenta a bióloga Alecsandra Tassoni.
A defesa do meio ambiente ganha reforço em Maracanaú. Já está em funcionamento no município a Organização Não-Governamental Sociedade Protetora Ambiental de Maracanaú, que também atuará na defesa do bem-estar animal, por meio de parceria com a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), que inclusive, conhecem o descaso do Circo Europeu, quanto aos maus tratos aos animais.

Nenhum comentário: