domingo

ANA PAULA – BELDADE DE JANEIRO


Queria que você fosse tudo em minha vida, mas quis demais. Você foi apenas um sonho, nada mais.

ETM/SOBEM ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ 2011


Pensando na qualificação de jovens do município de Maracanaú, a ETM/SOBEM abriu processo seletivo 2011 para o Programa Jovem Aprendiz. As inscrições acontecem no período de 05 a 28 de janeiro. O programa é destinado aos jovens com idade de 18 a 23 anos que residem em Maracanaú e adjacências.
No ato da inscrição o candidato deve apresentar cópias do RG, CPF, declaração da escola e comprovante de endereço e, também será cobrada uma taxa simbólica no valor de dez reais (R$: 10,00). A seleção ocorrerá dia 02 de fevereiro com provas de português, conhecimentos gerais e redação.
O Jovem aprendiz ETM/SOBEM, segundo a coordenadora do programa, Márcia de Lima Peres, visa qualificar jovens em cursos técnico-profissionalizantes. O programa segue as normas do Ministério do Trabalho e Emprego estabelecido nas leis nº 10.097, de 2000; 11.180, de 2005 e 11.788, de 2008. As leis garantem aos jovens a execução de atividades teóricas e praticas em instituições de ensino e empresas com mais de sete empregados, que são obrigadas a contratar aprendizes.
A Escola Técnica de Maracanaú através da SOBEM atua no ensino profissionalizante há 16 anos com cursos reconhecidos pelo MEC, formando também profissionais no interior cearense, com sedes em Quixadá e Baturité.

SERVIÇO
Inscrições para o Programa Jovem Aprendiz ETM/SOBEM
Período: 05 a 28 de Janeiro de 2011
Local: Recepção da Escola Técnica de Maracanaú
Rua Belém, 401 – Piratininga/Maracanaú-CE
Informações: (85) 3371 2582 – ramal 223.

PT DE MARACANAÚ ARQUIVA PROCESSO DE EXPULSÃO CONTRA VICE-PREFEITO


A Executiva Municipal do PT - Partido dos Trabalhadores de Maracanaú decidiu, durante reunião realizada na sede do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais (SISMA), deliberar, por inconsistência de provas e arquivar o processo de expulsão por infidelidade partidária contra o vice-prefeito, José Firmo Camurça Neto.
O resultado foi de oito votos em favor do Vice-Prefeito de Maracanaú, contra apenas três. Houve ainda uma ausência. Firmo Camurça era acusado de infidelidade por não ter trabalhado em favor de candidatos a cargos proporcionais do PT.

VEREADOR LUTA PARA PROIBIR FABRICAÇÃO DE VENENO QUE CONTAMINA MARACANAÚ


O Vereador Lucinildo da Frota Brito (PV) apresentou uma Emenda à Lei Orgânica do Município que acrescenta parágrafo ao Art. 175, proibindo a produção e comercialização do inseticida e acaricida ORGANOFOSFORADO - STRON - em Maracanaú. A emenda contou com o apoio de mais seis Vereadores, dentre eles, Chico Barbeiro (PCdoB), Jorge Antonio (PSDB), Ítalo Camurça (PSB) e Patriarca Neto (PP).
A proposta já começa a tramitar no retorno do recesso legislativo, em 2011 e sendo aprovada, vai coroar a batalha do Vereador Lucinildo Frota contra a poluição da empresa Nufarm Indústria Química e Farmacêutica S/A (antiga Agripec), que polui o Conjunto Novo Maracanaú e o município como um todo.

CDL DESTACA CHICO BARBEIRO COMO MELHOR POLÍTICO DO ANO


O Presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Francisco Antonio Ferreira da Silva – Chico Barbeiro (PCdoB), recebeu da CDL – MAR, o troféu Maracanã 2010, como reconhecimento de melhor político do ano, na qualidade de representante público do município.
A solenidade que contou com a presença de autoridades, lideranças políticas e comunitárias, aconteceu na noite de sexta-feira, 21, no Clube da Parceria, quando na ocasião, outras personalidades do mundo empresarial também foram homenageadas pela dedicação e trabalho, colaborando assim para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da representação pública na cidade de Maracanaú.
Também foram entregues o Troféu Empresário Lojista 2010 a José Alves de Oliveira – Zenir Móveis e Eletros; Troféu Pitaguary – Indústria Destaque a Edilson Teixeira Junior, da Serlares; Troféu Maracanã, que além do Representante Público – Vereador Chico Barbeiro, foi contemplado o Empresário empreendedor Abidias Araújo Rodrigues – Mercadinho Pop, e em homenagem ao Mérito (In-memórian) ao primeiro presidente da CDL-MAR, Antenor Pereira Diniz – Auto Peças Independente, representado por familiares.

sábado

RIO MARANGUAPINHO É UM DOS MAIS POLUÍDOS DO PAÍS


Com percurso total de 34 quilômetros, cruzando os municípios de Maranguape, Maracanaú, Fortaleza e Caucaia, o Rio Maranguapinho teve o nível de poluição avaliado como ruim com base no Índice de Qualidade da Água (IQA).
O elevado nível de poluição do curso d água pode ser conferido numa rápida caminhada junto as suas margens. Mas, a situação degradante foi ratificada por pesquisa da fundação SOS Mata Atlântica divulgada já este ano, em que foram avaliados 69 rios e lagos espalhados por 15 Estados do País.
Um dos mais importantes rios do Estado, o Maranguapinho agoniza, com sua água sendo classificada como ruim. Se não bastasse, as margens do manancial estão tomadas por toneladas de lixo e entulhos, o que contribui diretamente para a situação deplorável.
Ao passar pelas cidades de Maranguape, Maracanaú e Fortaleza, o Maranguapinho tem suas margens ocupadas por moradores de baixa renda que, por não terem estrutura de saneamento, ocasionam o aumento da degradação do rio. Assim, acabam sendo apontados como os vilões do manancial.
Um dos pontos onde a situação do Rio Maranguapinho se mostra mais crítica é na altura do bairro Genibaú, na zona leste de Fortaleza, uma das áreas mais pobres e com maior densidade populacional da Capital.
Sobra lixo e entulho na água e nas margens. Até móveis velhos e restos de eletrodomésticos e de computadores são jogados ali. A água é escura e exala mal cheiro. Moradores das proximidades do rio denunciam o descaso das autoridades e a falta de respeito de parte da população da área. É comum se ver caminhões jogando lixo e entulho na beira do rio. Muita gente não para de colocar lixo no rio, enquanto as autoridades não reforçam a limpeza e nem providenciam uma fiscalização. Assim, o Maranguapinho vai agonizando.
Junto à ponte sobre o Maranguapinho, no Genibaú, uma placa anuncia a dragagem do rio, num trecho de 22,2 quilômetros, numa ação a ser executada pela Secretaria de Cidades do Governo do Estado.
Ainda em 2007, o Governo lançou o Projeto Rio Maranguapinho, envolvendo ações como a remoção de famílias e a recuperação ambiental do rio e seus afluentes. Moradores disseram as obras "caminham" em ritmo lento, enquanto o rio se transforma num grande aterro de resíduos sólidos.

BANCO PAJU NA FEIRA ECOARTE


O Banco Comunitário da Pajuçara – o Paju participou com um estande na Feira Ecoarte Cultural 2010. O evento aconteceu na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Três empreendedores locais, que participaram de consultorias e oficinas para montar os seus negócios expuseram seus produtos ecologicamente elaborados e com preços em conta. Além da exposição, o evento contou com programa de palestras, oficinas, sessões de Yoda e shows.
A promoção da Feira foi do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil. A participação e a realização de feiras são freqüentes como ações do Banco Comunitário da Pajuçara. Os serviços financeiros, com a concessão de créditos produtivos e sociais, a circulação da moeda Maracanã e a promoção de cursos e oficinas de empreendedorismo fazem do Paju uma experiência de economia solidária reconhecida em todo o Brasil.

MICAELE – BELDADE DE DEZEMBRO


Antes de
ferir um
coração
lembre-se
Que você
pode estar
dentro dele...

MARACANAÚ REALIZA FÓRUM ANTIDROGAS


Órgãos municipais e sociedade civil mostraram as principais realizações no combate aos entorpecentes entre a juventude, durante o I Fórum de Prevenção às Drogas, realizado no Centro Cultural Dorian Sampaio. Abrir espaço para relatar as experiências, tira-dúvidas, o combate nas escolas e as possibilidades de tratamento dos pacientes no Município foram os objetivos do evento, destinado a orientar as lideranças comunitárias de Maracanaú, representantes das unidades de ensino e das casas de recuperação, bem como as famílias que tenham parentes dependentes químicos. O fórum, uma realização do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, despertou grande interesse da sociedade maracanauense.

BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO


Este foi um ano de alegrias, tristezas e realizações. Mas, o mais importante é refletir sobre os acontecimentos, a jornada do dia-a-dia e, concluir ao final, que tivemos um saldo de crescimento e aprendizado. Agradecemos a todos que fazem a ETM/SOBEM por mais um ano de trabalho, cooperação, confiança e dedicação. Desejamos que este Natal seja o início da construção de um caminho de amor, alegria e de esperança. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
Professor Evaldo Dantas

domingo

ETM/SOBEM TEM ALUNOS APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO DE BATURITÉ


A Escola Técnica de Maracanaú, prova que aprova e as felicitações são para Baturité que reuniu um número de 31 alunos aprovados no mais recente concurso nas áreas de Técnico em Saúde Bucal, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem dentre outros. A ETM/SOBEM, dirigida pelo educador Evaldo Dantas, tem como objetivo, principal inserir pessoas no tão competitivo e difícil mercado de trabalho, independente da região, junto com sua equipe e alunos que superam obstáculos, atrelados a sua metodologia dinâmica, profissionais qualificados viabilizando assim as chances de sucesso profissional e pessoal do seu alunado. A Escola Técnica parabeniza os alunos de Baturité:
CARGO: DENTISTA - PSF VAGAS: 3
3º LUGAR - FRANCISCO RONCALLI ARAGÃO GOMES
CARGO: AUXILIAR DE ENFERMAGEM - VAGAS: 5
2º LUGAR - AMANDA CAMURÇA MESQUITA
CARGO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL - VAGAS: 10
1º LUGAR - MARIA EDILENE ALVES GALVÃO
4º LUGAR - ANTONIA DENIA BARRETO REZENDE
5º LUGAR - MARIA ELENICE FERREIRA DO NASCIMENTO
6 º LUGAR - CAMILLA LOURENÇO CARLOS
7º LUGAR - RENATA SARAIVA DA COSTA
8º LUGAR - SUZANA BARBOSA DA SILVA
10º LUGAR - JESSICA KELLEN MONTEIRO CASTELO
Obs. Sete classificados em dez vagas
CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM - VAGAS: 5
1º LUGAR - CARLA APARECIDA TORRES PONTES
CARGO: TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL - VAGAS: 9
1º LUGAR - ÉRICA MARIA DE AQUINO
2º LUGAR - FRANCISCA GERLIANE DA SILVA
3º LUGAR - MARIA PRICILIA FERREIRA MARCOS
4º LUGAR - FRANCYANE DE SOUSA SILVA
5º LUGAR - MARIA APARECIDA ALVES DE LIMA
6º LUGAR - CLAUDIA MARIA DE NEGREIROS ALVES
7º LUGAR - IZAMAR GONÇALVES MATIAS
8º LUGAR - ISABELY TORRES DE SOUZA
9º LUGAR - MARIA JOSE MORAIS DE LIMA
Obs. Nove primeiros classificados em nove vagas
CARGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - VAGAS: 2
2º LUGAR - FÁDULA MARIA SILVA OLIVEIRA